Apresentações em 2010 e 2011

Apresentações em 2010

“Das Sombras á Luz”
Ocorreu em 13 de Junho de 2010, no Theatro Municipal de São João da Boa Vista. O grupo como participante do projeto “Ensaio Aberto”, estrelou juntamente com outras companhias teatrais um espetáculo denominado “Pequenas Cenas”. Nesta apresentação, a trupe encenou diversos poemas que sincronizados simbolizaram a morte.


“Um Sarau para os Escoteiros”
Realizado no dia 26 de Junho de 2010, no Anfiteatro do Posto de Saúde em Espírito Santo do Pinhal. O grupo, á convite do G.E. Aldebarã, apresentou diversas encenações poéticas num evento cultural organizado pelo escoteiro Thiago Jacot. Após a apresentação, foi realizado um debate com a diretora teatral Andréia Mourão, que salientou dentre muitas coisas o valor que o teatro e a cultura têm em nossas vidas.



“Semeando Sorrisos”
Dia 10 de Julho de 2010 durante as festividades da “Festa Italiana” na Praça da Independência em Espírito S. do Pinhal. Alguns integrantes do grupo realizaram diversas performances interagindo com o público do evento.
 [sem fotos]
“Lançamento do Livro: Corpos em Chamas”
Aconteceu em 07 de Agosto de 2010 na Associação dos Aposentados de Espírito S. do Pinhal. Á convite da escritora e professora, Leila Marisa, para o lançamento do seu primeiro livro, a trupe apresentou diversos poemas que simbolizaram: o amor, a paixão e o sexo.
[sem fotos]
“A Trupe no Lago”
Em 29 de Agosto de 2010 no Lago Municipal de Espírito Santo do Pinhal. Á convite do educador Elias, o grupo participou do sétimo aniversário do Projeto “Escola da Família”, marcando presença e interagindo com o público presente.


“Ensaio Aberto – Ribeirão em Cena”
Nos dias 11 e 12 de novembro de 2010 no Theatro Avenida em Espírito Santo do Pinhal. Alguns atores da trupe participaram do workshop ministrado pelo jornalista e diretor teatral Gilson Brigagão.
 [sem fotos]
“A Liga da Natureza”
Dia 04 de Dezembro de 2010 no Theatro Avenida em Espírito Santo do Pinhal. A trupe estreou a montagem infanto-juvenil, fazendo um resgate do folclore regional e da cultura indígena com a “Lenda da Mantiqueira”. Personagens como: Iara, Saci, Curupira e Caipora estiveram presentes. Neste espetáculo, fizemos um alerta às pessoas sobre a importância da preservação ambiental, de economizar água e reciclar.


“O Espírito de Natal”
Aconteceu no dia 22 de Dezembro de 2010 na Praça da Independência em Espírito Santo do Pinhal durante as festividades natalinas. A trupe apresentou para o público presente, o texto escrito por Rafaella Bianchini intitulado: “O Espírito de Natal”. Além disso, a encenação contou com poemas e canções.   



Apresentações em 2011



“Oficina para Novos Atores”
Ocorrida nos dias 04, 11, 18 e 25 de Fevereiro de 2011 no clube GPEA. Depois de um período de férias, a trupe realizou uma oficina para novos atores com alguns jogos de improviso e exercícios de expressão corporal.
 [sem fotos]
“Casa da Cultura”
Em 19 de Fevereiro de 2011 ocorreu a segunda reunião para a instalação da Casa da Cultura em Espírito Santo do Pinhal, no clube GPEA. A Trupe compareceu no evento realçando e debatendo a importância de um local voltado exclusivamente para a arte e a cultura em nossa cidade. O encontro foi organizado por D. Elvira Florence Vergueiro e contou com a doutora em Geografia e presidente do Instituto de Pesquisa, Informação e Planejamento Maria Adélia Aparecida de Souza.
[sem fotos]
“Os Sombras no Café na Praça”
Realizado no dia 1 de Maio de 2011 na Praça da Independência em Espírito Santo do Pinhal. Á convite do Departamento de Cultura e Turismo, a companhia teatral “Trupeçar” interagiu com o público presente fazendo algumas performances de mímicas com os “Sombras”, sendo premiada com um troféu. 

“A Liga da Natureza” – Reapresentação
Dia 11 de Junho de 2011 no Theatro Avenida em Espírito Santo do Pinhal. Aproveitando as comemorações de junho, mês em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, a companhia teatral Trupeçar realizou pela segunda vez na cidade o espetáculo infanto-juvenil: “A Liga da Natureza”. Repetindo o sucesso da sua estréia, os destaques da peça foram: as índias da tribo, os guerreiros e novo Guaraci.

“Confabulando Fábulas”
Aconteceu na escola “EEEF Dr. Abelardo César” no dia 5 de Julho de 2011 em Espírito Santo do Pinhal. A trupe participou do evento realizado pela escola apresentando o conto: “O Segredo”, escrito por Rafaella Bianchini e fazendo alguns jogos de improvisos com as crianças.  
 [sem fotos]
“A Liga da Natureza” – Dia da Criança Ecológica
Em 10 de Novembro de 2011, a Trupeçar se apresentou com a peça “A Liga da Natureza” em duas sessões no clube Cereja de Santo Antônio do Jardim, em comemoração ao dia da criança ecológica. As apresentações foram assistidas por aproximadamente 400 crianças de 04 à 10 anos de idade. O evento foi promovido pelo departamento de educação e meio-ambiente da cidade, num patrocínio da empresa “Agrilago”.

“A Ceia dos Cardeais”
Realizada em 16 de Dezembro de 2011, a Trupeçar encenou a peça: "A Ceia dos Cardeais" de Júlio Dantas, no “Coquetel com Sarau” na casa de D. Elvira Florence, em prol da Casa da Cultura de Espírito Santo do Pinhal. A apresentação aconteceu após a Sessão Solene do Legislativo no Cine Theatro Avenida, onde foi entregue à Maria Angélica de Souza Machado Florence o título de “Pinhalense Emérita”.

“A Anunciação”

Dia 18 de Dezembro de 2011 na Paróquia de São João Batista em Espírito Santo do Pinhal. À convite do Grupo de Oração “Perseverança”, a Trupeçar apresentou o texto “Anunciação” baseado num poema de Manuel Bandeira. A encenação  mostrou a aparição do Anjo Gabriel  a Virgem Maria. 


[sem fotos]
“Os Sombras às Avessas”

Ocorreu no dia 20 de Dezembro de 2011 em Espírito Santo do Pinhal. Numa parceria com o Grupo de Oração “Perseverança”, a Trupeçar numa versão natalina dos “Sombras” interagiu entregando brinquedos para as crianças carentes da zona rural da cidade, que foram surpreendidas em suas casas pelas visitas dos dois grupos. 

“Especial de Natal da Trupeçar”
Aconteceu dia 21 de Dezembro de 2011 na Praça da Independência em Espírito Santo do Pinhal. Através do convite feito pelo Departamento de Cultura e Turismo, a Trupeçar se apresentou encenando poemas, contos e músicas natalinas na programação especial de fim de ano em comemoração ao aniversário da cidade.